Técnicas que nos ajudam a acalmar nosso corpo e mente

Buda ensinou muitas técnicas, que nos ajudam a acalmar nosso corpo e mente, e a contemplá-los em profundidade. Essas técnicas podem ser sumarizadas em cinco estágios:

1) Reconhecer – Se estivermos com raiva dizemos: “Sei que estou com raiva”.

2) Aceitar – Quando estamos com raiva, não negamos estar com raiva. Aceitamos o que está presente.

3) Acolher – Envolvemos nossa raiva nos dois braços, como uma mãe sustenta o seu bebê que chora. Nossa atenção plena abraça nossa emoção, e só isso já pode acalmar nossa raiva e nos tranquilizar.

4) Contemplar em profundidade – Quando estivermos suficientemente calmos, podemos contemplar profundamente a fim de compreender o que provocou aquela raiva, o que está causando desconforto ao nosso bebê.

5) Discernimento – O fruto da contemplação profunda é a compreensão das várias causas e condições, primárias e secundárias, que fizeram surgir nossa raiva, e que estão fazendo o nosso bebê chorar. Talvez nosso bebê esteja com fome. Talvez o alfinete de segurança da fralda esteja perfurando sua pele. Nossa raiva foi provocada quando nosso amigo falou de uma forma egoísta conosco; de repente, nos lembramos de que ele não está muito bem hoje porque o seu pai está morrendo. Refletimos dessa forma até que tenhamos alguns insights sobre o que causou o nosso sofrimento. Com discernimento, saberemos o que fazer e o que não fazer para mudar a situação.

Do livro A Essência dos ensinamentos de Buda: Transformando o sofrimento em paz, alegria e libertação (Portuguese Edition) – Thich Nhat Hanh

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s