O mundo sempre foi interdependente

Nós não apenas compartilhamos o mundo; muitos de nós também compartilhamos atitudes e comportamentos semelhantes. Quando um número suficiente de pessoas pensa e age de maneira semelhante, o efeito dessas ações é amplificado. Podemos nos referir a essa dinâmica como ação cumulativa ou ação coletiva. Em termos budistas, chamamos isso de carma coletivo, que, neste caso, simplesmente se refere ao fato de que muitas pessoas engajadas na mesma ação intencional tem um efeito cumulativo que afeta a todos nós.

Geralmente não gastamos muito tempo pensando sobre o impacto mais amplo de nossas ações e atitudes coletivas. Quando podemos ver os resultados imediatos de nossas ações pessoais, tomamos mais cuidado. Mas a conexão entre ações coletivas ou atitudes compartilhadas e seu impacto de longo prazo ou indireto é mais obscura, e por isso deixamos de nos preocupar com essas consequências mais amplas.

O mundo sempre foi interdependente. Mas no século XXI, as tecnologias de comunicação ajudam a tornar esse fato mais visível para nós. A globalização promove – e a sociedade global parece abraçar de todo o coração – uma cultura de consumo que se espalha instantaneamente por meio das tecnologias de comunicação. Isso confere uma força adicional às atitudes e ações compartilhadas. Nossas escolhas individuais de estilo de vida são amplamente ampliadas à medida que as tendências e valores do consumidor são expressos online e levados rapidamente para todos os cantos do globo. Mais e mais pessoas buscam abraçar a cultura de consumo global que veem articulada online, acreditando que esse estilo de vida lhes trará felicidade pessoal e sucesso social.

Precisamos urgentemente reconhecer que não estamos fazendo escolhas apenas por nós mesmos. Quando escolhemos por nós mesmos, também estamos escolhendo por muitos outros. Portanto, precisamos ter muito mais cuidado com o que decidimos e como nos comportamos. Muitos indivíduos agindo a partir de vontades e desejos pessoais têm efeitos coletivos de longo alcance no mundo como um todo.

17º Karmapa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s