Ajahn Chah sobre a paz

PAZ

P: Como é a paz?
R: O que é confusão? Bem, a paz é o fim da confusão.

A paz está dentro de cada um e pode ser encontrada no mesmo lugar que a agitação e o sofrimento. Não é encontrado em uma floresta ou no topo de uma colina, nem é dado por um professor. Onde você experimenta sofrimento, também pode encontrar a libertação do sofrimento. Tentar fugir do sofrimento é, na verdade, correr para ele.

Se você se soltar um pouco, terá um pouco de paz. Se você se soltar muito, terá muita paz. Se você deixar ir completamente, você terá paz completa.

Na verdade, nada existe no ser humano. O que quer que sejamos, é apenas no reino das aparências. No entanto, se formos além das aparências e enxergarmos a verdade, veremos que não há nada além das características universais – nascimento no começo, mudança no meio e cessação no final. Isso é tudo que existe. Se virmos que todas as coisas são assim, nenhum problema surgirá. Se entendermos isso, teremos contentamento e paz.

Saiba o que é bom e ruim, seja viajando ou morando no mesmo lugar. Você não pode encontrar paz na montanha ou em uma caverna. Você pode até ir para onde o Buda alcançou a iluminação sem se aproximar da verdade.

Olhar para fora de si é comparar e discriminar. Você não encontrará a felicidade dessa maneira. Você também não encontrará paz se gastar seu tempo procurando a pessoa perfeita ou o professor perfeito. O Buda nos ensinou a olhar para o Dhamma, a verdade, e não olhar para as outras pessoas.

Qualquer um pode construir uma casa de madeira e tijolos, mas o Buda nos ensinou que esse tipo de lar não é o nosso verdadeiro lar. É um lar no mundo e segue os caminhos do mundo. Nosso verdadeiro lar é a paz interior.

A floresta é pacífica, por que você não? Você se apega às coisas causando sua confusão. Deixe a natureza te ensinar. Ouça o canto do pássaro e depois solte. Se você conhece a natureza, conhecerá o Dhamma. Se você conhece o Dhamma, conhecerá a natureza.

Procurar a paz é como procurar uma tartaruga de bigode. Você não será capaz de encontrá-lo. Mas quando seu coração estiver pronto, a paz virá a sua procura.

A virtude, a concentração e a sabedoria juntas constituem o Caminho. Mas este Caminho ainda não é o verdadeiro ensinamento, não o que o professor realmente queria, mas apenas o Caminho que o levará até lá. Por exemplo, digamos que você viajou de Bangkok para Wat Pah Pong; a estrada era necessária para sua jornada, mas você estava procurando Wat Pah Pong, o mosteiro, não a estrada. Da mesma forma, podemos dizer que virtude, concentração e sabedoria estão fora da verdade do Buda, mas são caminhos que conduzem a essa verdade. Quando você desenvolve esses três fatores, o resultado é a paz mais maravilhosa.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s