Aprender a estar sempre em estado de meditação significa nunca permitir que sua energia vital diminua. Você nunca permitiria que isso acontecesse se fosse certo que morreria amanhã. Ela diminui porque você se esquece da morte. Cerre os dentes, fixe o olhar e observe a morte neste momento. Você tem que sentir isso com tanta força que parece que está atacando você. A energia destemida vem disso. Neste momento a morte está bem diante de seus olhos. Não é algo que você possa negligenciar.
Suzuki Shosan (1579-1655)
A relação do Budismo com a morte é muito diferente da relação do ocidente, cristão ou não. É tão diferente que os primeiros contatos com essa maneira de contemplar pode causar desconforto. No entanto nada que com um pouco de paciência não se dissepe rapidamente. Isso acontece porque faz mais sentido observar assim do que continuar fugindo.
Como isso funciona não sei dizer e mesmo parecendo paradoxal a vida vai ganhando mais brilho e nitidez, como se lentes de correção fossem colocadas em olhos com problema.
Contemplar a morte como dizem os budistas não é de forma alguma algo negativo, mórbido ou niilista, muito pelo contrário, a vida ganha novos significados e novas perspectivas se abrem.
E.