O autoconhecimento é desapego. Nisargadatta Maharaj

Pergunta: Você está consciente da eternidade, portanto você não está interessado na sobrevivência.

Maharaj: É ao contrário. A liberdade de todo desejo é eternidade. Todo apego implica temor, pois todas as coisas são transitórias. E o medo o faz um escravo. A liberdade do apego não vem com a prática; ela é natural, quando se conhece seu verdadeiro ser. O amor não se apega; apegar-se não é amar.

P: Assim, não há nenhuma maneira de ganhar o desapego?

M: Não há nada a ganhar. Abandone todas as imaginações e conheça- se como você é. O autoconhecimento é desapego. Todo desejo é devido a um sentido de insuficiência. Quando você sabe que não lhe falta nada, que tudo o que existe é você e seu, o desejo cessa.

P: Para conhecer-me devo praticar a Consciência?

M: Não há nada a praticar. Para conhecer a si mesmo, seja você mesmo. Para ser você mesmo, pare de se imaginar sendo isto ou aquilo. Apenas seja. Deixe sua verdadeira natureza emergir. Não perturbe sua mente com a busca.

P: Levará muito tempo se eu só me dedicar a esperar pela autorrealização.

M: O que você tem que esperar quando já está aqui e agora? Você tem apenas que olhar e ver. Olhe para seu ser, para seu próprio ser. Você sabe que você é, e você gosta disto. Abandone toda a imaginação, isto é tudo. Não confie no tempo. O tempo é morte. Quem espera – morre. Avida existe apenas agora. Não me fale sobre o passado e sobre o futuro – eles existem apenas em sua mente.

Deixe um comentário