O tempo não está passando mais rápido, é sua atenção que só piora.

No YouTube tem o que chamo de “influenciadores espiritualistas” que falam de quase tudo, o algoritmo se encarrega de sugerir diversos deles se você assiste só um. É comum aparecer aqui sugestões de gente explicando, cada um a seu modo, sobre essa sensação que o tempo está passando mais rápido.

O tempo é sempre o mesmo, nossa atenção é que foi muito reduzida. Menos de 2 segundos é o valor que calcularam sobre o tempo que levamos de um “scrolling” a outro. Menos de 2 segundos! Muita gente não vai nem ler até aqui onde escrevo agora, o hábito de mudar o foco rapidamente ou alguma notificação já pegou sua atenção.

Então, por mais mirabolante a teoria sobre o tempo passar mais rápido ou não só é mais uma bobagem para chamar nossa atenção e nos fazer perder tempo.

No entanto essa “perda de tempo” nos trás um pouco de alívio, afinal ficamos distraídos mais um pouco, evitamos olhar pras nossas coisas… Do vídeo no YouTube podemos passar pra outro e outro ou então pegamos uma série para maratonar. Tudo isso nada mais é que essa ânsia por distração.

Estamos sendo zumbificados, de dois em dois segundos eles vão nos guiando, manipulando até que quando a gente menos espera está acabando de comprar algo online.

Dê atenção a si mesmo, desenvolva em você primeiro e depois dê atenção ao outro porque essa atenção é tempo e se você dá isso acaba recebendo de volta, já que ao dar atenção você exercita ela em você.

Deixe um comentário