Observe o Ego
Quando você sofre com ansiedade social pode ser muito útil observar o ego das outras pessoas. Os egos das pessoas se parecem e agem exatamente como elas, mas não são elas, são somente fachadas. As pessoas por trás desse ego são totalmente diferentes do que elas apresentam. Por trás dos egos as pessoas que encontramos são maravilhosas, seres amorosos e felizes simplesmente por estarem vivos. Quando você percebe isso como base nas pessoas que conhece então pode ver como seus egos interferem nessa alegria amorosa natural de todos. Existe muita interferência por aí e é por isso que às vezes as pessoas parecem ser um tanto assustadoras.
Quando você olha para as pessoas além de seus egos poderá ver como eles criam sofrimento e confusão para eles. Quando você sente ansiedade em torno das pessoas você experimenta a mesma confusão e sofrimento vindo do seu ego. Você também é um ser amoroso maravilhoso, feliz por estar vivo. Quando você não sente isso pode perceber a interferência do seu próprio ego. Ao perceber esse sofrimento observe o seu ego. Observe o que você está pensando sobre você mesmo.
Quando você pode ver através do ego das pessoas não se preocupa muito com a opinião delas. Você sente compaixão por elas quando elas parecem assustadoras. Essa compaixão pode ajudar a se relacionar com o ser além do ego, o que será bom para os dois lados. Quando você aprender a enxergar além do seu ego sentirá amor e felicidade por estar vivo. Observe.
Esse texto foi traduzido do post Ego Watch escrito por Peter Taylor um ótimo mestre Zen
Entenda como o budismo entende o “ego” – link aqui