Odiando os odiadores

Quando você sofre de crimes de ódio ou sofre por empatia com as vítimas de crimes de ódio você sofre por todos aqueles que passam pela experiência do ódio nos dias atuais. Isso acontece de forma maciça em prisões e guerras. Isso ocorre através do tempo ao redor do mundo. O ódio contribuiu com tanto sofrimento que você não consegue freá-lo. O que você pode fazer é ter compaixão por todo esse sofrimento. Pode ser compassivo com você mesmo e preservar-se da mágoa de sentir ódio pelos outros.

Essa profunda dor pelos outros, e a motivação para fazer algo pelos outros, é a essência do desejo de ser compassivo. O próximo passo é imaginar o que faria a situação melhor e então encontrar meios para que você possa fazer algo a esse respeito. Importante também estar apto a colocar tudo isso de lado de vez em quando e se conectar com você mesmo.

Para praticar compaixão pelo mundo você precisa antes praticar por você mesmo e pelo seu sofrimento. Quando você nota estar com raiva de outras pessoas você está carregando o ódio, é o mesmo ódio que leva aos crimes de ódio. Você não precisa gostar ou amar as pessoas que machucam os outros. Você não precisa se identificar com o sofrimento deles, mas você não precisa sentir ódio por eles e carregar isso com você. Já é o bastante você sentir o sofrimento das vítimas deles.

Para criar a paz mundial crie a paz em você. Você não consegue frear todo o sofrimento, mas você pode aliviar seu próprio sofrimento encontrando formas criativas e construtivas para ajudar outras pessoas.

 

Traduzido do original Hating Haters com permissão do autor

Deixe um comentário