EMOÇÃO: A REAÇÃO DO CORPO À MENTE

A mente, no sentido em que utilizo a palavra, não é apenas pensamento. Inclui as emoções, bem como todos os padrões reativos inconscientes mentais e emocionais. A emoção surge no lugar em que a mente e o corpo se encontram. É a reação do corpo à mente ou, poder-se-ia dizer, um reflexo da mente no corpo.

Quanto mais o leitor se identificar com o seu pensamento, com aquilo de que gosta e de que não gosta, com juízos e interpretações, o que é o mesmo que dizer que quanto menos presente estiver como observador consciente, mais forte será a carga de energia emocional, esteja você a par disso ou não. Se não conseguir sentir as suas emoções, se estiver afastado delas, acabará por experienciá-las a um nível puramente físico, como um problema ou sintoma físico.

SE TEM DIFICULDADE EM SENTIR AS SUAS EMOÇÕES, comece por concentrar a atenção no campo energético interior do seu corpo. Sinta-o a partir de dentro. Este posicionamento também vai pôr o leitor em contacto com as suas emoções. Se quer, de facto, conhecer a sua mente, o corpo dar -lhe-á sempre um reflexo exato, por isso observe a emoção, ou antes sinta-a no seu corpo. Se existir um conflito aparente entre a emoção e o pensamento será a mentira e a emoção a verdade. Não a derradeira verdade sobre quem o leitor é, mas a verdade relativa do seu estado de espírito na altura.

O leitor pode também não ser capaz de levar a sua mente inconsciente à consciência, enquanto pensa mento, mas ela estará sempre refletida no corpo enquanto emoção e o leitor pode tornar-se consciente deste facto.

Observar uma emoção desta forma é praticamente o mesmo que ouvir ou observar um pensamento, o que descrevi anteriormente. A única diferença é que enquanto o pensamento está na cabeça da pessoa, a emoção tem um componente físico forte e, assim, é sentida fundamentalmente pelo corpo. Depois, pode permitir-se que a emoção esteja presente sem que seja controlado por ela.

O leitor deixa de ser a emoção e passa a ser o observador, a presença observadora. Se praticar este procedimento, tudo o que é inconsciente dentro de si será trazido para a luz do consciente.

TORNE O FACTO DE PERGUNTAR A SI MESMO «O QUE É QUE SE PASSA DENTRO DE MIM NESTE MOMENTO?» UM HÁBITO. A pergunta vai levá-lo na direção certa. No entanto, não analise, limite-se a observar. Concentre a atenção no interior. Sinta a energia da emoção.
Se não estiver presente nenhuma emoção, conduza a sua atenção até um ponto mais profundo do campo energético interior do seu corpo. É essa a entrada do Ser.

Eckhart Tolle em Praticando o Poder do Agora

https://youtu.be/9RVIrlRrGr8

Deixe um comentário