Como qualquer outra emoção, a raiva chega até você inesperadamente devido a circunstâncias que se apresentam. A raiva não vem das circunstâncias, é uma reação ás circunstâncias. Você pode controlar suas reações. O primeiro passo para resolver o problema da raiva é perceber como ela surge. Quando você perceber a raiva nascendo em você, ou em outra pessoa, é importante focar nessa raiva enquanto lida com as circunstâncias. Se a raiva está em você então estará sob seu feitiço por um período de tempo. É importante observar o que você faz e diz nesse período de tempo. Uma vez que a raiva surge, o seu treinamento será ver por quanto tempo ela permanece até se afastar. Ela se afastará assim que seus pensamentos que a alimentam mudarem ou pararem. Se você sente raiva de outra pessoas, olhar a situação do ponto de vista dela pode ajudar você mudar seus pensamentos e deixar a raiva ir. Simplesmente pensar/observar sobre sua raiva ao invés das circunstâncias também mudará seus pensamentos o bastante para a raiva diminuir.
Se você encontrar a raiva em outra pessoa, é também importante reconhecer essa raiva, assim como as circunstâncias que inspiraram isso. A resposta normal a uma pessoa com raiva é mais raiva. Se você é capaz de reconhecer a raiva em outra pessoa então tem a chance de influenciar sua reação e não trazer mais raiva para a situação. Se você ficar com raiva, então o melhor é lidar com a sua raiva.
Quando você percebe que seus pensamentos ligam e desligam sua raiva,você vai parar de acreditar que a raiva é algo que acontece com você e verá que você é um participante muito ativo nesse processo. Quando você pratica reconhecer a raiva assim que ela surge, e olhar para ela assim que se vai, isso não causará problemas a você e aos outros. Ao invés de você se transformar na raiva, pode se transformar na compreensão, compaixão e paz.
Traduzido de Zen Mister: http://www.zenmister.com/your-anger-is-all-in-your-head/
Título foi modificado porque escrevi ele errado