Se você simplesmente aceita tudo como é, você não terá problema algum. Sem problemas você fará o que precisa ser feito. Quando precisa levantar da cama pela manhã, você só levanta da cama. Você pode acordar e sentir-se muito bem, sonolento e aquecido sob as cobertas. Isso é maravilhoso. Você se sente tão bem. Saber que é preciso levantar da cama não deveria arruinar essa sensação tão maravilhosa. Resistir pode arruinar essa sensação maravilhosa. Quando você pensa que não quer sair da cama ao invés de ficar deitado, na realidade você não está levantando da cama. Se você precisa mesmo sair da cama não ficará feliz até que saia.
Resistência é o que deixa uma tarefa ser odiada. Se você não gosta de limpar o banheiro, mas fica enojado com um banheiro sujo, você pode resistir a limpar o banheiro até que seu nojo esteja tão elevado que vence sua resistência. Então, após sofrer pelo nojo, você pode sofrer no processo de limpeza do banheiro, odiando cada minuto disso. Você conduziu a situação para acumular sofrimento sobre sofrimento. Sem resistência você notaria que o banheiro está sujo e limparia o banheiro. Aceitar tudo como é não significa que você vai viver com um banheiro sujo. Você ainda vai limpar o banheiro, mas você vai aceitar que vai passar os próximos 20 minutos da sua vida limpando um banheiro. Você também aceita que odeia fazer essa tarefa, então não precisa ficar pensando sobre o quanto odeia isso. Você só faz o que precisa ser feito.
Resistir é ficar desejando coisas diferentes de como elas são. Isso causa dor. Se algo parece desagradável, aceite isso e reconheça que sua atual experiência é desagradável. Essa é a experiência que está passando nesse momento. Quando você percebe que resistir é inútil, você pode aceitar a circunstância. Quando você pode aceitar qualquer estado de espírito que surge em você, acaba se aceitando e pode apreciar o momento presente, do jeito que ele é.
(traduzido de Zen Mister com autorização: http://zenmister.tumblr.com/post/152854307106/resistance-is-futile)