Busque a felicidade, não busque a felicidade

Não busque a felicidade fora, mas, sim, dentro de você; caso contrário nunca a encontrará.

A felicidade e a liberdade começam com a clara compreensão de um princípio: algumas coisas estão sob nosso controle, outras não. Só depois de lidar com essa questão fundamental e aprender a distinguir entre o que você pode e o que você não pode controlar, é que a tranqüilidade interna e a eficácia externa se tornam possíveis.

O caminho para a felicidade é parar de se preocupar com o que está além do nosso poder.

Dedique ao menos metade de suas energias para se livrar de desejos ocos, e muito breve verá que ao fazê-lo há de receber maior realização e mais felicidade.

A autêntica felicidade é sempre independente de condições externas.

Epíteto

A felicidade não pode ser perseguida

O que você quer dizer com felicidade? Alguns dirão que felicidade consiste em conseguir o que você quer. Você quer um carro, o consegue e fica feliz. Eu quero um sari ou roupas; eu quero ir à Europa e, se posso, fico feliz. Quero ser o maior político e se o conseguir fico feliz; se não o conseguir, fico infeliz. Assim, o que você chama de felicidade é conseguir o que quer, realização ou sucesso, se tornar nobre, conseguir alguma coisa que você quer. Enquanto quiser alguma coisa e puder consegui-la, você se sente perfeitamente feliz; você não fica frustrado, mas se não conseguir o que quer, então a infelicidade começa. Todos nós estamos interessados nisto, não só o rico e o pobre. Tanto o rico quanto o pobre querem conseguir alguma coisa para si mesmos, para suas famílias, para a sociedade; e se eles forem impedidos, interrompidos, ficarão infelizes. Não estamos discutindo, não estamos dizendo que o pobre não consegue ter o que quer. Não é esse o problema. Estamos tentando descobrir o que é felicidade; e se felicidade é uma coisa da qual você está consciente. No momento em que você está consciente de que é feliz, que você tem muito, isso é felicidade? No momento em que você está consciente de que é feliz, não é felicidade, é? Então você não pode ir atrás da felicidade. No momento em que você está consciente de que é humilde, você não é humilde. Então a felicidade não é uma coisa a ser perseguida; ela chega. Mas se você a procura, ela se vai.

(…)
Felicidade não é sensação
A mente não pode encontrar a felicidade. A felicidade não é uma coisa a ser perseguida e encontrada, como a sensação. A sensação pode ser encontrada vezes e mais vezes, porque está sempre sendo perdida; mas a felicidade não pode ser encontrada. A felicidade relembrada é só uma sensação, uma reação a favor ou contra o presente. O que está acabado não é felicidade; a experiência de felicidade que está acabada é sensação, pois lembrança é o passado e o passado é sensação. Felicidade não é sensação. O que você conhece é o passado, não o presente; e o passado é sensação, reação, memória. Você lembra que foi feliz; e pode o passado dizer o que é felicidade? Ele pode lembrar, mas não pode ser. Reconhecimento não é felicidade; saber o que é ser feliz, não é felicidade. Reconhecimento é a resposta da memória; e pode a mente – o complexo de memórias, experiências – ser feliz? O próprio reconhecimento impede o experimentar. Quando você está cônscio de que está feliz, existe felicidade? Quando há felicidade, você está cônscio dela? A consciência só surge com o conflito; o conflito da lembrança do mais. Felicidade não é a lembrança do mais. Onde existe conflito, a felicidade não está. Conflito é onde a mente está. O pensamento, em todos os níveis, é a resposta da memória e assim, invariavelmente, nasce o conflito. Pensamento é sensação, e sensação não é felicidade. As sensações estão sempre buscando gratificações. O fim é sensação, mas a felicidade não está no fim; ela não pode ser buscada.

J. Krishnamurti, O Livro da Vida

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s