Ferramentas de transformação do livro Alegre Sabedoria de Yongey Mingyur Rinpoche

“Passo Quatro: Atenção à Experiência Física

Se está lendo este livro, é provável que você viva em um corpo físico. Em algum nível, tendemos a considerar o corpo como uma limitação. Não seria bom se pudéssemos apenas flutuar livremente, sem as limitações das necessidades e demandas físicas, sem as exigências da ignorância, desejo ou aversão? Mas a nossa condição de possuir um corpo físico é uma bênção disfarçada, um solo fértil através do qual podemos descobrir as possibilidades da consciência plena.

Uma maneira de ter acesso a essas possibilidades é dando atenção às sensações físicas, um processo que pode ser acessado pela observação da respiração. Tudo que você tem a fazer é focar com leveza no simples ato de inspirar e expirar: pode trazer sua atenção para a passagem do ar pelas narinas, ou para a sensação da entrada e da saída de ar dos pulmões.

Focar na respiração é especialmente útil quando você se sente estressado ou distraído. O simples ato de voltar a atenção para sua respiração produz um estado de calma e consciência, que lhe permite dar um passo atrás, seja quais forem os problemas que esteja enfrentando, e responder a eles com mais calma e objetividade. Se estiver se sentindo sobrecarregado por situações, eventos, excesso de pensamentos ou emoções fortes, basta trazer sua atenção para a simples sensação de respirar. Ninguém perceberá que você está meditando. Provavelmente ninguém nem vai prestar atenção ao fato de que você está respirando.

Há também uma maneira mais formal de usar a sensação física da respiração como foco para acalmar a mente, que descobri ser muito útil logo no início da minha formação, em especial quando o pânico ou a ansiedade ameaçavam tomar conta. Repousando na postura dos sete pontos ou na postura dos dois pontos, apenas conte suas inspirações e expirações. Conte a primeira inspiração e expiração como “um”, a próxima inspiração e expiração como “dois”, e assim por diante, até chegar a 21. Em seguida, inicie o processo novamente a partir do “um”. ”

Esse é um breve trecho de uma das partes do livro Alegre Sabedoria, que é muito útil e esclarecedor.

Deixe um comentário