O início da meditação, sentimentos, medos

P: Recentemente comecei a sentar em meditação e estou meditando por 15 a 20 minutos por dia nas últimas semanas. Tenho notado que estou mais sensível que antes. Quero dizer que estou me sentindo mais emotivo, vulnerável e sobrecarregado em alguns aspectos. Estive imaginando se essa é uma experiência normal, se é um desses cenários onde existe uma piora para depois ter uma melhora ou estou fazendo algo errado? – Anônimo

R: É assim que a meditação funciona de imediato. Normalmente quando as pessoas começam a sentar para meditar elas fazem isso para se sentir melhor. Elas querem se sentir melhor porque estão experimentando estresse ou emoções negativas muito fortes. Elas querem que esses sentimentos vão embora. A meditação não funciona assim. A meditação ajuda a encarar esses sentimentos e experiências que lhe inspiraram a começar a meditar.

É algo como se você tivesse passado toda sua vida fugindo de um urso. Você corre, corre e corre e o medo cresce e a exaustão aumenta e você sabe que não pode parar porque o urso vai te engolir. Finalmente você decide fazer algo diferente. Você para e encara o urso. Isso requer muita coragem e pode parecer que você não vai conseguir lidar com isso, mas de tanto fugir desse urso você acabou aprendendo algumas coisas sobre eles. Quando você encara o urso ele continua vindo mas ele não engole você. Ele nem consegue tocar você. Consegue apenas assustar. A medida que senta, olha para o urso e estuda ele, cada vez mais familiar ele fica, menos assustador, menos esmagador.

Meditação é diferente para as pessoas, mas tem algumas experiências que são comuns. É comum que as pessoas passem a sentir a experiência de estar vivo de uma forma mais intensa quando elas começam a meditar. Se com com sensações negativas essa pode ser uma experiência negativa que pode causar bastante desconforto. Traumas da vida da pessoa podem borbulhar de dentro do período de meditação. Quando você dá a sua mente a oportunidade para lidar com as coisas que é preciso lidar, ela vai começar a trabalhar com as coisas complicadas.

Você pode precisar de ajuda para trabalhar as coisas que forem surgindo para você. Pode procurar um meditador experiente como professor ou alguém que aconselhe nesses processos. É bom ter suporte para sua prática.

Você sempre foi alguém sensível com emoções fortes. A meditação parece trazer isso novamente a você. Avalie sua experiência a ajuste sua prática de meditação corretamente. Você pode tentar meditação ativa, como meditação andando que lhe ajudará a passar por essas sensações difíceis. Caminhe com o urso.

Traduzido de http://zenmister.tumblr.com/post/163713799246/hi-zen-mister-i-have-recently-started-sitting