Raiva Confortável
Se, por exemplo, você está sentindo raiva de alguém, pergunte-se: “Como eu estou respirando agora? Como posso mudar a maneira que eu respiro para que meu corpo possa se sentir mais confortável?”
A raiva, muitas vezes, gera uma sensação de desconforto no corpo e você sente que precisa se livrar dela. As formas comuns de se livrar dela são duas, e ambas são inábeis: ou você a oculta reprimindo-a, ou tenta descarregá-la do seu sistema, liberando-a em suas palavras e atos.
Então, o Buddha oferece uma terceira alternativa, mais habilidosa: Respire através de seu desconforto e dissolva-o. Deixe a respiração criar sentimentos de bem-estar físico e plenitude, e permita que esses sentimentos preencham todo o corpo.
Esse relaxamento físico ajuda a deixar a mente relaxada também. Quando estiver agindo a partir de uma sensação de tranquilidade, ficará mais fácil formar percepções hábeis e avaliar sua resposta para a questão com a qual você se depara.
Aqui, a analogia do torrão de sal é uma importante percepção para manter em mente, visto que lembra-nos de perceber a situação em termos de nossa necessidade de boa intenção para nos proteger do mau kamma.
Parte dessa proteção é procurar os pontos positivos da pessoa de quem você está com raiva.
Trecho de Do Coração Para a Cabeça