Você está febrilmente correndo atrás de quê?

‘‘Agi da maneira mais comum possível, nada de afetação!”
‘‘Sede vosso próprio mestre onde quer que estiverdes e de pronto sereis verdadeiros.” (Linji Yixuan ou Yixuan de Linji[1](chin.. 臨濟義玄, Línjì Yìxuán, W.-G.: Lin-chi I-hsüan; jap. Rinzai Gigen; ? — 866/867))

Este é o mestre do Ch’an, cujo nome, em japonês, é usado para designar uma das duas maiores seitas Zen. Lin-chi ficou famoso pela maneira rude e franca com que tratava os discípulos para despertar suas mentes. Era bem capaz de bater no inquiridor para cortar os padrões de pensamento condicionado e permitir que a mente se abrisse para sua verdadeira natureza. Seus métodos de ensino são mais bem ilustrados por suas próprias palavras:

“Os seguidores do Caminho, o Dharma de Buda, não necessitam de instrução especializada. Seja simplesmente você mesmo, sem buscar mais nada, fazendo uma necessidade, usando mantos ou comendo… Se você domina a situação na qual está, onde quer que esteja tudo se torna verdadeiro, você não é mais manobrado pelas circunstâncias.

Amigos, vou dizer-lhes uma coisa: não existe Buda, não existe caminho espiritual para seguir, nem treinamento, nem realização. Você está febrilmente correndo atrás de quê? Colocando uma cabeça em cima de sua própria cabeça, seus cegos idiotas! A cabeça está exatamente onde deveria estar. O problema é que vocês não acreditam em vocês mesmos, o suficiente. Por não acreditarem em si próprios, são jogados pra lá e pra cá pelas condições nas quais se meteram. Estando escravizados e distorcidos pelas situações objetivas, não têm liberdade de espécie alguma, não são senhores de si próprios. Parem de se voltar para fora e não se apeguem às minhas palavras, também. Simplesmente deixem de se apegar ao passado e de ficar ansiando pelo futuro.”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s