Você encontrará tesouros por toda parte

O sofrimento que sentimos é equivalente à nossa resistência diante da realidade. Resistir à verdade nos leva a um choque com a realidade, que nos diz estarmos no caminho errado, que devemos reexaminar nossas prioridades para que se ajustem à verdade. Compreendendo as coisas dessa maneira, estaremos crescendo. Se não as  compreendermos, empenhando-nos em continuar obcecados e adormecidos, vamos sofrer irremediavelmente. No momento em que entendermos isso por meio da observação que nos dá luz para descobrir nossa realidade, ter-se-á acabado o nosso sofrimento e irritação.

Portanto, é muito importante ver, observar o que nos perturba, para entender o que há de errado em nós. Quando você descobrir isso, verá como muda a sua escala de valores. Você encontrará tesouros por toda parte, ao mesmo tempo em. que verá desmoronar por si só tudo o que não tem valor. As pessoas não sabem bem o que significa a paz que alcançam quando deixam cair a carga do seu superego, a partir de uma posição que se esforçavam por manter, e que compreendia tantos esforços e frustrações: a razão que sempre queriam ter, o esforço em defesa de sua imagem, de seu nome, de seu “prestígio” e de tudo o que era mantido com a finalidade de impressionar os outros, para que as valorizassem ou considerassem. Ufa! Para que servia tudo aquilo?

Um alívio insignificante, quando se joga tudo para o ar.

E o mais paradoxal é que alimentamos tal mecanismo porque procuramos nisso o remédio para nossa insegurança, quando a verdadeira segurança só é alcançada a partir do momento em que abandonamos tudo. Esse é o prêmio com o qual a realidade nos surpreende. E o resultado é que temos motivo para estar sempre contentes, pois as boas experiências são sempre gratificantes, enquanto as más nos proporcionam crescimento por nos apontar os obstáculos do caminho. Até mesmo as pessoas que nos viram o rosto são motivo para que mudemos, pois permitem que nos conheçamos melhor, sem que procuremos mudá-las.

Anthony de Mello em Auto-libertação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s