O budismo em sua forma original era simples – simples, mas profundo. Muitos estudiosos tornaram o budismo muito complicado, em uma espécie de metafísica ou filosofia. Alguns estudantes de budismo passam muito tempo aprendendo esses sistemas de pensamento e não têm tempo para praticar. É como o mestre Linji [japonês: Rinzai], que aprendeu muito budismo, mas descobriu que aprender budismo não era suficiente. Então ele abandonou o aprendizado e começou a praticar.
– Thich Nhat Hanh
Para saber um pouco mais sobre Mestre Linji:
Onde quer que fores, encontrarás apenas a ti mesmo – Mestre Linji
Mestre Linji sobre os papagaios que ensinam autoconhecimento
“Não permitais que falsos anciãos aqui e acolá vos marquem com o carimbo da compreensão, sem quê nem para quê, para depois saírem espalhando a notícia, ‘eu tenho zen, eu entendi o que significa a Senda*’, ministrando depois uma eloquente palestra que flui constantemente como uma cachoeira, mas cuja única função é criar o carma
Abandone todos os mestres, todos…
Nós buscamos algo e nessa busca precisamos de ajuda, buscamos dicas sobre o caminho. Então tomamos conhecimento do Mestre A, do Mestre B do D, do K etc etc… Entendemos melhor um, não compreendemos o outro, e um outro até nos causa ansiedade de tão complexo que parece. É assim mesmo, com todo mundo, mas …
Você está febrilmente correndo atrás de quê?
‘‘Agi da maneira mais comum possível, nada de afetação!” ‘‘Sede vosso próprio mestre onde quer que estiverdes e de pronto sereis verdadeiros.” (Linji Yixuan ou Yixuan de Linji[1](chin.. 臨濟義玄, Línjì Yìxuán, W.-G.: Lin-chi I-hsüan; jap. Rinzai Gigen; ? — 866/867)) Este é o mestre do Ch’an, cujo nome, em japonês, é usado para designar uma das duas maiores seitas Zen. Lin-chi ficou …