Não tente ser feliz – A busca da felicidade

Felicidade é um estado natural, você retorna a ele o tempo todo. Quando não se sente feliz, você não deveria tentar ser feliz, mas sim tentar sentir o que está sentindo no momento. Desejar por felicidade e comparar seu atual estado emocional com a felicidade é uma ação que acaba se colocando a frente da percepção de sentir o que está sentindo, gerando assim sofrimento.

Você pode realizar atividades que levam a felicidade como ficar com os amigos, exercícios físicos, beber água, meditar, caminhar, escutar música, comprar, comer, qualquer coisa que você pensa que pode criar condições para a felicidade em sua vida, mas enquanto faz essas coisas preste atenção em como está se sentindo, e não em como quer se sentir ou gostaria de se sentir.

Quando sentir emoções dolorosas, tente ficar presente* com essas emoções e verá que consegue lidar com isso. Quando você foca nos sentimentos consegue notar os pensamentos que surgem junto. Deixe ir esses pensamentos. Deixe a história ir. Deixe a emoção ir.

Não se sentir feliz e tentar sentir a felicidade pode atrapalhar sua percepção sobre suas emoções, mas a prática de permanecer presente e consciente da sua mente é a prática de retorno ao estado natural de felicidade. Você pode entender intelectualmente que está ali mas não é preciso olhar e procurar. Continue olhando para onde está nesse exato momento sem tentar se tornar feliz. Você poderá sentir a felicidade lá.

Do site Zen Mister (tradução com autorização do autor) link: Don’t Try To Be Happy

*(ou ter consciência delas)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s