Acerca desta Mente… Ajaan Chah

Acerca desta mente… Na verdade não existe nada de errado com ela. A mente é essencialmente pura. Dentro de si mesma ela já está em paz. Que a mente não esteja em paz nestes dias é porque ela se deixa levar pelos humores. Isso não tem nada a ver com a mente, é simplesmente (um aspecto da) natureza. A mente se torna pacífica ou agitada porque os humores a enganam. A mente que não é treinada, é estúpida. As sensações surgem e a ludibriam com a alegria ou a tristeza, felicidade ou sofrimento, mas a verdadeira natureza da mente não é nenhuma dessas coisas.

Essa alegria ou tristeza não é a mente mas somente um humor que surge para nos enganar. A mente que não é treinada se perde e segue atrás dessas coisas, esquece de si mesma. Então pensamos que somos nós que estamos preocupados ou tranqüilos ou o que quer que seja.

Mas na realidade essa nossa mente já está imóvel e tranqüila … realmente tranqüila!

Tal como uma folha que está imóvel até que o vento sopre. Se surge o vento, a folha se agita. A agitação se deve ao vento – a agitação se deve a essas sensações; a mente as segue. Se a mente não as seguir, não ficará agitada. Se conhecermos a verdadeira natureza das sensações, não ficaremos agitados.

A nossa prática é simplesmente ver a Mente Original. Dessa forma precisamos
treinar a mente a conhecer essas sensações e a não se deixar levar por elas. Fazer com que tudo esteja em paz. É somente esse o objetivo desta difícil prática que estamos empreendendo.

Trecho do livro O Gosto da Liberdade (Ajaan Chah ) – um livro muito bom! Pode ser baixado em http://www.acessoaoinsight.net/livros.php

i Sati: atenção plena, poderes de referência e retenção. A atenção plena será
mencionada com frequência por Ajaan Chah pois é uma qualidade essencial no
treinamento mental Budista. Na prática de meditação sati significa manter o objeto de meditação presente na mente, não se esquecer do objeto de meditação, manter a mente no presente. É um dos sete fatores da iluminação (bojjhanga) e o sétimo elo do Nobre Caminho Óctuplo. No seu sentido mais amplo é um dos fatores mentais associados de forma inseparável com toda consciência com kamma benéfico
(kusala). Em alguns contextos, a palavra sati, quando usada só, também abrange
plena consciência (sampajañña). Para um entendimento mais amplo da importância
e da aplicação da atenção plena recomendamos o guia de estudos Sati (Atenção
Plena) no site Acesso ao Insight.