O que significa ter atenção plena na respiração?

“…a atenção sem sabedoria irá atrapalhar, voltando-se para questões como “Quem sou eu?”, “Eu tenho um eu?” – perguntas que tratam de questões existenciais e de identidade. Estas questões, o Buda disse, nos levarão a um emaranhado de idéias e nos deixarão presos em espinhos. As questões que levam à liberdade têm foco na compreensão do sofrimento, no abandono da causa do sofrimento, e no cultivo do caminho para o fim do sofrimento. O desejo de respostas para essas perguntas é que nos faz ficarmos alertas para as nossas ações – pensamentos, palavras e atos – e nos torna ardentes para que sejam realizadas com habilidade.

A atenção plena é o que mantém a perspectiva da atenção com sabedoria em mente. Pesquisas psicológicas recentes têm mostrado que a atenção se dá em momentos discretos. Podemos estar atentos a alguma coisa apenas por um período muito curto de tempo e temos que nos lembrar, momento após momento, de voltar para aquilo se quisermos continuar a estar atentos. Em outras palavras, a atenção contínua – o tipo que pode observar as coisas ao longo do tempo – tem de ser costurada à partir de intervalos curtos. É para isso que existe a atenção plena. Ela mantém em mente o objeto e o propósito da atenção.

Livros populares sobre meditação, no entanto, oferecem uma série de outras definições para a atenção plena, e um monte de outras funções que esta deve cumprir – são tantas que a pobre palavra fica totalmente distorcida, perdendo a sua forma. Em alguns casos, a atenção plena é até mesmo definida como o Despertar, como na frase: “Um momento de atenção plena é um momento de Despertar” – algo que o Buda nunca diria, porque a atenção plena é condicionada e nirvana não é.”

Trecho do texto: Definindo atenção plena

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s