Nervo vago e sua relação com ansiedade, estômago e outros órgãos do corpo

É possível ativarmos o sistema nervoso parassimpático através de exercícios relaxantes e de consciência corporal. Uma das principais formas é por meio dos exercícios respiratórios, que podemos realizar tanto para a excitação como para o relaxamento. Na Yoga os exercícios respiratórios são conhecidos como Pranayamas e seu conhecimento sobre o nervo vago e os benefícios a sua estimulação já é bem fundamentado. Os Yogues, como são chamados seus praticantes, chamam o nervo vago até mesmo de “nervo da consciência” pelo seu poder de relaxamento e transe, expandindo a consciência.

Pode-se realizar sua estimulação de várias maneiras – caso você tenha dificuldade de concentração ou simplesmente não tem paciência para realizar uma aula desse tipo, é possível realizar um treino tradicional, como de corrida, musculação, funcional ou qualquer outra e guardar de 5 a 15 minutos finais para o relaxamento e exercícios que estimulam o nervo vago. Quando se terminam os exercícios físicos, estamos saindo de um estímulo de estresse e, para equilibrar nosso organismo, o sistema parassimpático entra em ação. Dessa forma, realizar estes exercícios no fim de um treinamento convencional, pode até mesmo ser uma maneira de potencializar os seus benefícios, sem deixar de praticar a modalidade que gosta. Já ouviu falar do bem estar pós exercício? Pois é, o nervo vago esta incluso nesta ação.

fonte: – https://leonfreitaspersonal.wordpress.com/2016/04/20/voce-ja-ouviu-falar-do-nervo-vago-nao-entao-o-artigo-de-hoje-foi-feito-pra-voce/ um ótimo artigo, muito completo e didático

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s