Cuidar de si mesmo é uma atitude egoísta e autossuficiente, mas cristã na origem e saudável nos resultados. Aprenda a viver de forma plena, humana e feliz a cada dia. A atitude verdadeiramente humana é aprender a nadar, e não a se afogar com seu amigo.
Exercício O
1. Diga a um amigo: “Eu sei que nas coisas que realmente importam não posso contar com você. Não posso apoiar-me em você, porque você é impotente para me ajudar”.
2. Perceba como é fascinante estar sem um único amigo ou conselheiro com quem contar. Quando você vê a inabilidade dos outros em ajudá-lo, descobre o Reino dentro de você.
3. Perceba que maravilha é estar desiludido com seus melhores amigos, não por cinismo ou mágoa, mas por ter consciência da realidade. Pois eles são impotentes para ajudá-lo nas coisas que realmente importam. Lembre-se das palavras aparentemente duras de Jesus sobre parentes. Que poderiam Pedro, Tiago ou João fazer por Jesus na Quinta-feira Santa, na Sexta-feira da Paixão ou em qualquer outro momento? A desilusão traz uma oportunidade gloriosa. É como acordar para uma nova vida. Você está bem, mesmo quando pensa não estar.
Anthony de Mello em Quebre o Ídolo