Da liberdade de se agarrar a qualquer coisa

No passado, os professores muitas vezes tinham que persuadir seus alunos a passar para níveis mais elevados de meditação, pois os alunos geralmente eram humildes e cautelosos. Hoje, no entanto, mesmo os iniciantes querem praticar apenas as meditações mais elevadas, como a bondade amorosa (loving kindness) de conceitos ou do vazio. Eles mergulham em meditações semelhantes ao oceano sem qualquer pista de suas profundezas, seja por arrogância ou por serem irrealistas.

O problema é que, se você tentar meditar em altos ensinamentos como o vazio, sem preparação adequada desde o nível do solo, você pode facilmente cair nas visões e experiências extremas do niilismo ou do eternismo, enquanto se apega a um conceito sutil ou pensamento de apego em “um nada” ou “uma inexistência”. Ou você pode se perder em um estado de estar distante, com sua mente flutuando semiconscientemente sem cessar, enquanto você não está ciente de nada.

Se esses erros ocorrerem, embora você possa não estar cometendo nenhum delito grosseiro, você ainda assim estará se reciclando na cadeia da ignorância e da confusão, que o afastam ainda mais da luz da sabedoria. A verdadeira realização é a compreensão da união da liberdade de se agarrar a qualquer coisa e da sabedoria da autoconsciência. Mas, novamente, grandes realizações não ocorrerão a menos que você tenha treinado vigorosamente nos treinamentos preliminares por um longo tempo. Ser inteligente, próspero, jovem ou poderoso não pode comprar a verdadeira realização.

Tulku Thondup Rinpoche

Do livro The Heart of Unconditional Love: A Powerful New Approach to Loving-Kindness Meditation

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s