Ninguém é mais agitado e ansioso do que a pessoa que pensa que dinheiro é tudo. “Como vou fazer minha fortuna? Então, como vou segurar isso?” Ele vive em constante medo de ladrões, concorrentes e catástrofes. Quando ele acaba perdendo sua riqueza, ele sente como se sua própria carne estivesse sendo cortada.
Veja como algumas pessoas correm dia e noite pelo bem de seus negócios ou de sua carreira, desgastando-se na busca do sucesso e no esforço de evitar contratempos. Eles desconfiam de todos e estão constantemente tentando lucrar com seus inferiores, superar seus iguais e expulsar seus superiores. Eles quase nunca desfrutam de um momento livre e despreocupado. Que alegria simples é não ter poder ou posição na sociedade e não ter nada a perder e nada a temer!
Não sobrecarregue sua mente com pensamentos inúteis. De que adianta remoer o passado e se preocupar com o futuro? Permaneça na simplicidade do momento presente. Viva em harmonia com o Dharma. Torne-o o coração de sua vida e experiência. Seja o mestre do seu destino.
Dilgo Khyentse Rinpoche