Reduzindo pensamentos acelerados
Praticar mindfulness (atenção plena) traz um sentido de paz a sua vida porque fornece redutores de velocidade para desacelerar sua mente veloz. Não existe nenhum truque em particular para mindfulness. Nós somos atentos o tempo todo naturalmente. Qualquer pensamento que notarmos é um ato de atenção. Praticar atenção plena é somente perceber que estamos percebendo nossos pensamentos. Quando percebemos que estamos percebendo nossos pensamentos eles desaceleram um pouco e tornam-se mais manejáveis.
Assim como redutores de velocidade em frente as escolas conseguem parar motoristas de avançar sobre crianças, praticar atenção plena pode desacelerar seus pensamentos e fazer com que parem de machucar você e os outros.
Quando não usa mindfulness (atenção plena) quando você sente inquietação, preocupação, raiva ou tristeza, os pensamentos que automaticamente surgem podem levar você junto. Se está se sentindo solitário talvez pense Eu gostaria que tal e tal estivessem aqui, gostaria que qualquer um estivesse aqui, sou tão sozinho, quem gostaria de estar comigo, eu não quero ficar comigo, serei sempre sozinho, e por aí vai até que você fique totalmente miserável.
Quando você pratica mindfulness (atenção plena) e percebe um sentimento de tristeza você reconhece essa emoção e então nota quais pensamentos tristes que vão surgindo. Se está triste por estar sozinho talvez pode pensar Eu gostaria que tal e tal estivessem aqui, então surge uma pause assim que você nota esse pensamento. Nessa pause você pode respirar e sentir um momento de compaixão por você mesmo por ser solitário ou com saudade de alguém. A emoção triste não vai evaporar, nem precisa ser assim, você pode lidar com ela.
Mindfulness está sempre disponível para você. Paz está sempre a mão quando você tira algum tempo extra para olhar para ela. Quando notar que está sofrendo esse é um bom momento para olhar para a paz. Vá devagar, escola a frente.
Traduzido de Zen Mister – Speed Bumps
(algumas poucas adaptações para a língua foram necessárias)