Você não consegue meditar sem praticar os preceitos

Na semana passada consegui comprar o livro A Essência dos ensinamentos de Buda: Transformando o sofrimento em paz, alegria e libertação, de Thich Nhat Hanh. Na minha visão esse mestre é um dos que mais consegue me passar os ensinamentos de forma verdadeira, um mestre de verdade, como Ajahn Chah, Ajahn Lee Dhammadaro, e outros que possuem essa habilidade iluminada de explicar o ensinamento.

Nesse ano de 2020 vou tentar ler menos. Tem momento que eu me enrolo porque acabo lendo mais de um livro ao mesmo tempo e isso não tem dado muito certo para esse momento. Então, talvez as postagens diminuam de regularidade, vou tentar não deixar isso acontecer… Estou falando tudo isso porque para mim, alguns mestres são tipo âncoras, a gente sempre retorna para eles para se estabilizar. Thich Nhat Hanh é um deles, me dá clareza e me coloca de volta dos desvios do caminho. Como não tenho um professor, nem uma Sangha (comunidade), eu creio que minha cautela precisa ser redobrada ao estudar os ensinamentos e fazer a prática.

Eu estava me formando para instrutor de mindfulness mas quando fiz meu curso piloto algo ocorreu comigo, que ainda não entendi totalmente, que me fez adiar isso por um tempo ainda indefinido. Para mim, nesse momento, não vejo verdade em ofertar algo tão sagrado para mim como se fosse um produto; digo sempre para mim porque é esse o significado para mim, não quer dizer que seja o certo ou errado. O bom é que esse recuo aperfeiçoou minha prática e a forma de ver algumas coisas. E isso tudo dito nos leva a esse pequeno trecho abaixo:

“Em várias palestras, Buda falou sobre o Treinamento Triplo dos preceitos, concentração e discernimento. A prática dos preceitos (shila) é a prática da Atenção Plena Correta. Se não praticarmos os preceitos, não estamos praticando a atenção plena. Eu conheço alguns alunos do zen-budismo que acreditam que podem praticar meditação sem praticar os preceitos, mas isso não está certo. O cerne da meditação budista é a prática da atenção plena, e a atenção plena é a prática dos preceitos. Você não consegue meditar sem praticar os preceitos.”

– do livro A Essência dos ensinamentos de Buda: Transformando o sofrimento em paz, alegria e libertação, de Thich Nhat Hanh

Um comentário em “Você não consegue meditar sem praticar os preceitos

  1. Que lindo texto. Eu também estou trilhando meu caminho sem mestre (vivo) apenas os livros e sem comunidade. Muito bom ver seu BLOG. Quer começar uma comunidade comigo? Vamos agregando mais no camnho

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s