Caminhos espirituais projetados para conquistar o ego

O hábito nos torna fracos contra o eu. Até os hábitos simples são difíceis de morrer. Você pode estar ciente de como fumar é prejudicial à sua saúde, mas isso não necessariamente o convence a parar de fumar, especialmente quando você gosta do ritual, o formato delgado do cigarro, a forma como o fumo arde, a fumaça perfumada circulando ao redor seus dedos.

Mas o hábito pessoal não é apenas um vício simples, como fumar cigarros. Desde tempos imemoriais, somos viciados em nós mesmos. É como nos identificamos. É o que mais amamos. É também o que às vezes mais odiamos. Sua existência é também o que mais trabalhamos para tentar validar. Quase tudo o que fazemos, pensamos ou temos, incluindo nosso caminho espiritual, é um meio de confirmar sua existência. É o eu que teme o fracasso e anseia pelo sucesso, teme o inferno e anseia pelo céu. O eu odeia o sofrimento e ama as causas do sofrimento. Ele estupidamente trava a guerra em nome da paz. Ele deseja a iluminação, mas detesta o caminho para a iluminação. Deseja trabalhar como socialista, mas viver como capitalista.

Quando o self se sente solitário, ele deseja a amizade. Sua possessividade por aqueles que ama se manifesta na paixão que pode levar à agressão. Seus supostos inimigos – como caminhos espirituais projetados para conquistar o ego – são frequentemente corrompidos e recrutados como aliados do eu. Sua habilidade em jogar o jogo do engano é quase perfeita. Ele tece um casulo ao redor de si mesmo como um bicho-da-seda; mas, ao contrário do bicho-da-seda, não sabe como encontrar a saída.

– Dzongsar Khyentse Rinpoche

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s