Mesmo que não haja paz, veja isso como é.

Pegue só isso, pegue só isso, quando a mente se pacificar, quer esteja de pé, sentada, não importa, procure manter aquela sensação de forma contínua. Não é só sentar rangendo os dentes, tem que perguntar a si se aguenta. Isso é apenas sentar, é uma postura. Sente um pouco, em seguida ande, quando cansar, sente, quando cansar, deite! Que fazer? Quando for suficiente pare por ali, deu para praticar até ali. Tem que se mudar de postura! Não é possível sentar o tempo todo, não dá para deitar o tempo todo, não dá para ficar de pé o tempo todo, não dá para andar o tempo todo, fique um pouco de pé, sentada, deitada. Nessas quatro posturas mantenha a atitude de renunciar, não sente reclamando do sofrimento pois ele não é o que você é, conheça como são as kilesas. Saiba ensinar a si continuamente, esteja ciente, tenha sati, tenha compreensão clara, saiba ‘Nesse momento no que estou pensando? É algo benéfico ou danoso? É apropriado?’, saiba dessa forma. Não importa de pé ou sentada, não se apegue a essas coisas. Se não for assim, não tem quem consiga fazer, não tem quem consiga fazer –deixar doer, sentar até morrer. Veja o que é apropriado para si, conheça moderação. Antigamente eu sentava por horas, hoje só cinco minutos e a mente já fica bem, mas algumas pessoas não se sentem bem pois se enganam ‘Puxa, sentei por muito pouco tempo…não me sinto bem por ter sentado pouco.’, as pessoas pensam errado dessa forma. Portanto pegue o que tiver. Mesmo que não haja paz, então fique de pé ou ande, pegue o que tiver.

Ajahn Chah

Sati: Assim a relação entre sati e atenção é lembrar ‘a que dar atenção’, como um meditador que deve lembrar-se constantemente de voltar ao seu objeto de meditação e evitar de dar atenção a distrações, e quando a mente se esquecer do processo e ir para outros assuntos, sati tem o papel de lembrar de voltar a atenção ao que é necessário. Uma atenção que fosse ‘plena’ dificilmente teria um papel útil contra distrações. https://pt.wikipedia.org/wiki/Aten%C3%A7%C3%A3o_plena

Kilesas: kilesa é tipicamente traduzido como “mácula”, “obstáculo”, “corrupção”, “obscurecimento” ou “veneno”. Estes são estados mentais patológicos, que nos levam à gerar ações negativas e que resultam no sofrimento. Eles são um tipo de fatores mentais. Da Wikipedia também.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s