A meditação ouvindo música por Ajahn Chah

– Com licença, o que ele perguntou é que ele gosta de música, ele está satisfeito…

(Ajahn) – Não serve.

– … não é um som de fora vindo incomodar, mas em casa ele gosta de ouvir música. Se ele não quiser largar, se quiser praticar ouvindo música…

(Ajahn)- Não dá, desse jeito não dá.

– … por que iria criar confusão? Por que não é compatível com a prática?

(Ajahn) – É prazer, por que ele vai se apegar ao prazer? Nós estamos praticando por prazer e dor? Estamos em busca daquilo que gostamos? Nós gostamos de música, ouvimos e faz com que nos sintamos bem, está se apegando ao prazer. Não é kāmasukhallikānuyogo? Tem que pensar nisso. Isso é nossa kilesa, ela gosta desse jeito, e aí o que fazer?

– Algumas pessoas dizem…

(Ajahn)- Que digam!

– … alguns tipos de música não geram apego…

(Ajahn) – É, para aquele que tem sabedoria. Aquele que tem sabedoria mesmo que venham xingar ele tem sabedoria, se tocarem música ele tem sabedoria, não há como gerar dano, mas nós não conseguimos separar, nós gostamos da música, se o som não for agradável não gostamos, não é? Se for o som de uma música de que gostamos, nos apegamos? É assim. Se for o caso de gostando ou não, não haver problemas, então tudo bem, quem elogiar ou criticar, não importa, a mente já largou, então pode falar desse jeito. Agora, pegar aquilo que é divertido para ser nosso objeto de meditação é kāmasukhallikānuyogo sem perceber, não é? Se é assim, nós estamos praticando em busca de prazer. Quando não há música não consegue praticar, não é? Não se sente bem, não é? Tem que ser assim. O Tom não concorda, hein? É assim. É como as pessoas que dizem “Ter só uma namorada é sofrimento” e cai na gandaia, como é que fica? Isso é sofrimento das pessoas mundanas, não dos Arias. O objeto de meditação da respiração entrando e saindo não é muito confortável, então pega o som de uma música agradável para ouvir e aí se sente bem, meio acordado, meio dormindo, isso é paz fora do contexto da prática. Quando não tem som de música fica confuso . No final, vá refletir sozinho, se gosta desse jeito pode ser, pode praticar ouvindo musica.

Ajahn Chah

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s