Isso é somente sofrimento

É completamente natural sofrer. Todos sofrem. Todos sofrem várias vezes no dia. Do instante em que você sente que não deveria estar levantando da cama pela manhã, através dos solavancos e contusões do dia, até o momento que vai para a cama e tenta dormir, existe um milhão de oportunidades de sofrer. Pode estar muito calor, muito frio, muito cansado, com muita fome, com muito, com pouco, muito ruim. Existem injustiças, pouco reconhecimento, grosseria, estupidez, crueldade, todas essas coisas que você encontra em todos os dia da vida que causam sofrimento. Superar o sofrimento não é sobre encontrar maneiras de viver ás voltas com o sofrimento, e sim encontrar alegria de viver apesar do sofrimento.

Se por um momento você pensa que pode existir um meio de evitar o sofrimento, você é pego no sofrimento. O método mais eficiente para evitar o sofrimento é estar em paz com o sofrimento. Você não precisa aceitar as circunstâncias que estão causando seu atual sofrimento. Você sempre pode agir para mudar as circunstâncias. Ao praticar notar seu sofrimento e mudar as circunstâncias, você vai mudando seu relacionamento com seu sofrimento. Quando notar que está sofrendo, e você vai notar, vai lembrar que a vida ainda é algo incrível, mesmo com todo esse sofrimento.

Para conviver com seu sofrimento, você pode trabalhar com sua mente, seu corpo e as circunstâncias. Atualmente você tem as circunstâncias perfeitas para aprender a transformar o sofrimento. Mesmo que as circunstâncias já foram mais perfeitas, mesmo assim ainda haveria sofrimento. Com sua mente e seu corpo você poderia ter transformado isso também. É só sofrimento. Você já sabe como lidar com isso.

Peter Taylor em Zen Mister – traduzido com autorização do autor

 

Deixe um comentário