Por que nos apegamos ao nosso sofrimento? Thich Nhat Hanh responde

P: Por que nos apegamos ao nosso sofrimento?

TNH: Muitos de nós não são capazes de liberar o passado, de liberar o sofrimento do passado. Queremos nos agarrar ao nosso próprio sofrimento. Mas o Buda disse muito claramente, não se apegue ao passado, o passado já se foi. Não espere o futuro, o futuro ainda não está presente. Os sábios estabelecem-se no momento presente e praticam viver profundamente no momento presente. Essa é a nossa prática. Ao viver profundamente no momento presente, podemos compreender o passado melhor e podemos nos preparar para um futuro melhor.

Hoje eu assisti a uma discussão dos veteranos de guerra do Vietnã, e meu coração ainda está pesado. Vocês acham que algum dia vão ser curados emocionalmente nesta vida? Eu acho que se eles praticam com todo o seu coração e estão determinados a aliviar o passado, serão curados.

Nós nos apegamos demais ao passado, temos que encarar o futuro. Nós temos que ficar no chão do momento presente. A guerra do Vietnã foi apenas uma guerra. Há muitas guerras ainda em curso e nós continuamos a criar vítimas de guerra e veteranos de guerra. O número de soldados americanos que morreram no Vietnã era algo como 55 mil. A cada ano o número de pessoas que morrem em acidentes de carro nos Estados Unidos é exatamente esse número, 55.000. Não há o número equivalente de pessoas mortas causadas pelo alcoolismo e condução irresponsável. Esta é outra guerra. O número de vítimas é tão grande como os danos causados ​​pela guerra, e a cada vez que uma pessoa morre por causa de um acidente de carro, são criados muitos veteranos de guerra nas crianças que perdem a mãe, as mães que perdem o seu filho.

Se mantivermos o nosso sofrimento nunca poderemos nos levantar para a cura e preparar o futuro para os nossos filhos e os seus filhos. Eu diria para o veterano de guerra do Vietnã, “tudo bem, você matou cinco crianças. Nós sabemos disso. Mas você está aqui, viva o momento presente. Você sabe que tem o poder de salvar cinco crianças de hoje? Você não tem que ir para o Vietnã ou sudeste da Ásia. Há crianças norte-americanas que estão morrendo todos os dias, eles podem precisar de apenas um comprimido para serem salvos de sua doença.”

Se você sabe como, a cada dia você pode salvar cinco crianças da morte. Por que você se deixa ser pega na culpa e se deixa paralisar ano após ano? Por que você não faz como um bodhisattva que promete usar a sua vida para trabalhar para a segurança de muitas crianças? Você sabia que 40 mil crianças morrem no mundo todos os dias só por causa da falta de alimentação e nutrição? Você está aqui, pode fazer alguma coisa. Por que você se deixa ser pego no passado? Você pode salvar crianças no aqui e agora. Pode usar a sua vida de uma forma muito útil e inteligente. Pode muito bem transformar a energia negativa em energia positiva que lhe dá poderes e torna a vida significativa.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s