É muito divertido observar de perto como a mente funciona

Estou lhe dizendo, é muito divertido observar de perto como a mente funciona. Eu poderia falar alegremente sobre esse assunto o dia inteiro. Quando você conhecer os caminhos da mente, verá como esse processo funciona e como ela continua passando por uma lavagem cerebral pelas impurezas da mente. Vejo a mente apenas como um único ponto. Os estados psicológicos são os hóspedes que vêm visitar este local. Às vezes essa pessoa vem chamar; às vezes essa pessoa faz uma visita. Eles vêm para o centro de visitantes. Treine a mente para observar e conhecer todos eles com os olhos da consciência alerta. É assim que você cuida do seu coração e da sua mente. Sempre que um visitante se aproxima, você acena para ele. Se você permitir que eles entrem, onde eles vão se sentar? Há apenas um assento, e você está sentado nele. Passe o dia inteiro neste local.

Esta é a consciência firme e inabalável do Buda que vigia e protege a mente. Você está sentado bem aqui. Desde o momento em que você saiu do útero, todos os visitantes que vieram visitar chegaram aqui. Não importa quantas vezes eles venham, eles sempre vêm a este mesmo lugar, bem aqui. Conhecendo todos eles, a consciência do Buda fica sozinha, firme e inabalável. Esses visitantes viajam para cá procurando exercer influência, condicionar e influenciar sua mente de várias maneiras. Quando conseguem enredar a mente em seus problemas, surgem estados psicológicos. Seja qual for o problema, onde quer que pareça estar levando, apenas esqueça – não importa. Basta saber quem são os convidados à medida que chegam. Depois de passarem, descobrirão que há apenas uma cadeira e, enquanto você a ocupar, eles não terão onde se sentar. Eles vêm pensando em encher seu ouvido de fofocas, mas desta vez não há espaço para eles se sentarem. Da próxima vez que eles vierem, também não haverá cadeira livre. Não importa quantas vezes esses visitantes tagarelas apareçam, eles sempre encontram o mesmo sujeito sentado no mesmo lugar. Você não se moveu dessa cadeira. Quanto tempo você acha que eles vão continuar a aturar esta situação? Ao falar com eles, você os conhece completamente. Todos e tudo que você conhece desde que começou a experimentar o mundo virão para uma visita. Simplesmente observar e estar consciente aqui é suficiente para ver o Dhamma inteiramente. Você discute, observa e contempla por si mesmo.

É assim que se discute o Dhamma. Não sei falar de outra coisa. Posso continuar falando dessa maneira, mas no final não passa de falar e ouvir. Eu recomendo que você realmente vá e faça a prática.

Trecho de: ‘Os Ensinamentos de Ajahn Chah’.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s