Shantideva cita três benefícios da dor. Primeiro, é valioso porque, através da tristeza, o orgulho é expulso. Por mais arrogantes e condescendentes que tenhamos sido, um grande sofrimento pode nos humilhar. A dor de uma doença grave ou a perda de um ente querido pode ser transformadora, suavizando-nos e tornando-nos menos egocêntricos.
O segundo benefício da dor é a empatia: a compaixão sentida por aqueles que vagam no samsara. Nosso sofrimento pessoal traz compaixão pelos outros na mesma situação. Uma jovem estava me dizendo que, quando seu bebê morreu, ela sentiu uma profunda conexão com todos os outros pais que perderam filhos. Essa foi, como ela disse, a inesperada bênção de sua tristeza.
O terceiro valor do sofrimento é que o mal é evitado e a bondade parece deliciosa. Quando praticamos de acordo com as instruções de Shantideva, podemos ficar mais espertos sobre causa e resultado. Com base nesse entendimento, teremos menos inclinação para causar danos e mais desejo de reunir virtudes e beneficiar outras pessoas.
– Pema Chödron
from the book “No Time to Lose: A Timely Guide to the Way of the Bodhisattva”